Pode perguntar!

segunda-feira, 30 de março de 2015

Abaya e Vestimentas

Antes de falar sobre a Grande Mesquita, achei importante fazer um post sobre a abaya.
Esse assunto sempre surge quando falo que vou me mudar pro Oriente Médio. Achei que vocês vendo minhas fotos na mesquita de abaya, ia rolar uma confusão. Sempre me perguntam: Você vai ter que usar burca?  E essa foi uma das perguntas que me fiz também. Então, assim que ficamos sabendo da possibilidade de nos mudarmos pra lá fomos investigar tudo na internet.


Bom, segundo a Wikipedia, "burca é uma veste feminina que cobre todo o corpo, até o rosto e os olhos, porém nos olhos há uma rede para se poder enxergar. É usada pelas mulheres do Afeganistão e do Paquistão, em áreas próximas à fronteira com o Afeganistão. Ela é um símbolo do Talibã."

Como não vou morar nesses países, não vou ter que usar burca. Grazadeus! Lá no Bahrain eu nunca vi uma mulher usando burca dessas de redinha nos olhos. Mas por ser um país muçulmano, a maioria das mulheres, apesar de não serem obrigadas pela lei do país, usam a abaya, em sua maioria cobrindo o cabelo com um véu (hijab). Conheci mulheres árabes que se vestem normalmente como nós de saia jeans e havaianas e sem nada na cabeça. É um país livre quanto à isso. Vocês podem ver nas minhas fotos ao longo dos posts, que estou me vestindo como me visto aqui no Brasil. O único momento que fui obrigada a usar a abaya, foi quando eu fui visitar a mesquita, o que eu achei bem legal!

Mas o que afinal é a abaya? A abaya é um vestidão com manga cumprida que vai até o chão. Existem milhões de tipo de abayas diferentes! Lindas! Bordadas, com strass svarowiski colados, de ceda, mais justas, mais rodadas, com bordados em ouro, com detalhes em outras cores e até mesmo coloridas. E elas tem váaarios estilos diferentes em como prender o lenço (hijab) na cabeça e vários apetrechos para deixar eles mais bonitos. Quando eu estiver por lá vou tentar pesquisar mais afundo sobre isso.

Eu fui comprar uma abaya e seus apetrechos, pois eu vou ter que chegar por lá pela a Arábia Saudita. Nesse país eles obrigam as mulheres (não importa nacionalidade nem religião) a usarem a abaya. 

Você não é obrigada a usar o lenço na cabeça, mas existe uma "patrulha da cultura" que pode olhar pra você e achar que você está distraindo muito os homens e pedir pra você colocar um lenço na cabeça. Então já acho mais fácil ir com o lenço para não ter que passar por essa situação. Os homens podem se vestir como quiserem sempre. Eles não distraem ninguém. Hahaha.

No interior da Arábia Saudita, as mulheres são obrigadas a usarem toda a vestimenta, que é composta pela abaya, o hijab e o niqab. Eu não vou precisar me vestir assim! 
Quer saber mais sobre isso vai no blog da Débora, uma brasileira que mora lá por aquelas bandas e tem posts mais completos e com mais propriedade que o meu. Aprendi muito com ela!




Então fui comprar já minha abaya pra chegar lá no esquema. 





Você não pode usar só a abaya, é preciso ter uma roupa por baixo, eu não sabia disso e achei muito interessante. Me fez eu colocar sentido em todas aquelas lojas caríssimas que vi lá no shopping. Passando pela Carolina Herrera, Tory Burch, Chanel eu só pensava: como essas lojas sobrevivem se elas só usam essa tal dessa abaya pra sair de casa? Descobri que elas tem que usar uma roupa por baixo e que quando só estão as mulheres, elas exibem as roupichas lindas uma para as outras. Elas são super ligadas em moda, ficava reparando nos sapatos maravilhosos, nas sacolas de compra, nas maquiagens impecáveis e no cheiro maravilhoso que elas sempre exalavam. 

Fiquei me perguntando por que tem que ser preta, e tem várias histórias, uma delas é que rolou uma guerra há anos e anos atrás, no início e as mulheres só que sobraram e ficaram de luto pra sempre. Outros dizem que o fato das abayas serem pretas é puramente cultural. Não há nada no texto que diga que a vestimenta tem que ser preta.

Eu particularmente, não acho o uso da abaya uma coisa ruim, é só bem diferente do que estou acostumada, e isso dá um susto na gente. Um dia, lá no Bahrain, eu tive que acordar cedo e ir ao mercado comprar nosso café da manhã. Meu cabelo estava indomável e estava com MUITA preguiça de tirar o pijama e pensei: Se eu tivesse uma abaya e um lenço agora eu iria assim mesmo pro mercado. Gente, tem coisa mais prática? hahaha. Por isso antes de achar que elas sofrem usando essas roupas, reflita na praticidade. Só fico mesmo com medo da época do calor, mas até isso a abaya pode ser útil e protejer sua pele do sol escaldante.

Se tiverem mais dúvidas sobre a abaya e outras vestimentas, é só falar!
Perguntas culturais eu adoro responder! haha

Um comentário:

Hélder Tsemba disse...

Valeu pelo esclarecimento. Mas pode se usar Abaya só com calcinha?